sábado, 1 de março de 2014

NASI VALADÃO



Nasi, Marcos Valadão Rodolfo nasceu em 23 de janeiro de 1962 em São Paulo, no bairro da Bela Vista.

Funda em outubro de 1981 o grupo de rock Ira! com o colega de secundário Edgard Scandurra (guitarra) e com o amigo Adilson Fajardo (baixo) para participar do I Festival Punk da PUC. A banda prossegue após show de estréia e Nasi larga a Faculdade de História na Universidade de São Paulo.

Em 1983 com O Ira! grava, inicialmente, compacto com “Pobre Paulista” e “Gritos na Multidão”. Paralelamente assume a voz do grupo paulistano Voluntários da Pátria onde estréia em LP homônimo, primeiro e único dessa cultuada banda de Art-Rock aonde permanece até o final de 1984.

Em 1985 grava o primeiro álbum do Ira! “Mudança de Comportamento” onde segue carreira até os dias de hoje.


A partir de 1986 envolveu-se com a cena primordial do rap nacional e no ano seguinte é um dos produtores de “Cultura de Rua” pela Eldorado, primeiro álbum do hip hop brasileiro. Ainda como produtor assina, na seqüência, os primeiros álbuns da dupla Thaíde e DJ Hum (“Pergunte a Quem Conhece” e “Hip Hop na Veia”).

Em 1991 funda a trupe Nasi e os Irmãos do Blues que passaria nas jams sessions no circuito noturno paulistano para uma carreira solo discográfica: 1994: “Uma Noite com Nasi e os Irmãos do Blues; 1996: “Os Brutos Também Amam”; 2000: “O Rei da Cocada Preta”.

Durante esses 15 anos, escreve com destaque seu nome no cenário do blues nacional participando de todos os festivais internacionais no Brasil tocando ao lado de lendas do gênero como Pinetop Perkins, Mat “Guitar” Murphy, Roomfull of Blues, Magic Slim, John Hammond, Wilson Picket e outros.


Em 2006, lança o elogiadíssimo “Onde os Anjos Não Ousam Pisar”. Auto – produção sem a grife Irmãos do Blues, que reúne vários convidados e outros gêneros musicais como Rap, Rock, Soul, e Baladas.

Com o fim do Ira! Nasi torna sua carreira individual definitiva e monta sua banda integrada por Nivaldo Campopiano na guitarra, Johnny Boy no Baixo, André Youssef no teclado e Evaristo Pádua na bateria, realizando uma série de shows por todo o Brasil.



O disco mais recente do cantor é "Perigoso", lançado em 2012. Com metade do repertório de faixas compostas pelo próprio Nasi e alguns parceiros e outra metade de releituras de artistas como Raul Seixas e Renato Barros.


No final de 2013 foi anunciado o retorno do Ira!, com Edgard Scandurra, Nasi e outros dois novos integrantes ainda não confirmados. Pode-se afirmar que a volta representa um novo fôlego ao Rock nacional, já há algum tempo recheado de bandas que, segundo o próprio Nasi, fazem um tipo de som denominado "rock coxinha".


Site oficial: www.nasioficial.com.br (adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário